sexta-feira, 19 de abril de 2013

Monteiro Lobato é tema de palestra de Gerson Valle




    Com o tema Monteiro Lobato e Claudio de Souza, paulistas e contemporâneos, o Acadêmico Gerson Valle provocou uma excelente discussão, nesta sexta feira, 19/04/2013, no auditório da Casa Claudio de Souza, Centro Histórico de Petrópolis, RJ.
    O palestrante abordou fatos importantes da vida dos dois escritores que, embora contemporâneos, tiverem trajetórias diferentes no meio literário. Enquanto Monteiro lobato era, por excelência, anticonvencional e não abria mão da liberdade ao se expressar, Claudio de Souza mantinha-se submisso às regras que constituíam a literatura de sua época.
    Gerson foi muito feliz em sua explanação, pela abrangência e pela dinâmica. No final, abriu espaço para discussão, onde a plateia interagiu com perguntas e ponderações muito enriquecedoras, principalmente sobre Monteiro Lobato, em razão das censuras que suas obras vêm se submetendo nos últimos anos.
    A Plateia foi formada por um público, em sua maioria, de escritores, professores e artistas. Dentre eles, Angelo Romero, atual diretor de Cultura, da Academia Brasileira de Poesia, os escritores Almir Tosta e Ivone Alves Sol e a atriz e poeta Yara Roccha.
Imagens do evento
 

Ivone Sol e Almir Tosta
Ivone Sol e Iara Roccha
Almir Tosta e Angelo Romero


Nenhum comentário: