Noite enSOLarada


Noite enSOLarada faz homenagem a Nair de Teffé


   Com o tema “Noite Comemorativa enSOLarada”, o sarau poético apresentado pela escritora e produtora cultural Ivone Alves Sol, na Casa de Cultura Cocco Barçante,  no último sábado, 15 de março de 2014, prestou uma homenagem a caricaturista, escritora e ex-primeira-dama do Brasil, Nair de Teffé. O objetivo foi comemorar o mês da mulher e prestigiar a cidade 
de Petrópolis, pelo 171º aniversário, dia 16. Nair era uma petropolitana a frente de seu tempo, que difundia novos conceitos culturais, promovia a arte popular, inclusive inserindo o violão, um instrumento até então marginalizado, nos saraus que realizava. O evento compôs a programação do aniversário de um ano da CASA, completado no mesmo dia do aniversário da Petrópolis.

    O Sarau composto de recital, música e teatro, contou com as participações especiais da cantora a e atriz Juliana Brasil, que representou Chiquinha Gonzaga; do Coletivo Teatral Komos que fez um releitura da nossa homenageada, através de uma performance teatral muito bem dirigida por Thiago Freire; da Banda Capitu, com Pedro Almeida e João Gumory; e do saxofonista Gabriel Kinast. A plateia formada por poetas, artistas e apreciadores da arte em geral, pode contar com um grande espetáculo.

   Iniciado em julho de 2013, através de uma parceria da autora com o artista plástico e designer Cocco Barçante, o Sarau sempre aborda um tema relacionado à arte ou a questões socioculturais.

   Ivone Sol, que já conta com o apoio de seu marido, o escritor Almir Tosta, na produção, desta vez teve a participação da gestora cultural na prefeitura do Rio de Janeiro, Maria Eliza Churro.


Imagens do evento
por Caide Assan e Tiago Silva

Maria Elisa Churro faz a abertura do evento.

Ivone Sol recebe flores do marido, o escritor Almir Tosta
Cocco Barçante é homenageado com um poema de Ivone Sol, feito especialmente para ele em seu aniversário.
Cocco fala sobre Nair de Teffé 
Coletivo Teatral Komos prestigia Nair de Teffé em sua apresentação




Juliana Brasil interpreta Chiquinha Gonzaga


 Apresentação do saxofonista Gabriel Kinast

 Apresentação da Banda Capitu

Almir Tosta recita poema de sua autoria em homenagem a Petrópolis

Thiago Freire recita Drummond

 Regina Gonzales e Andrea Lopes falam sobre projetos culturais

Poetisa Kátia Vieira 

Poetisa Lindalva de Rathke

 Participação do artista plástico Gildásio Jardim

A escritora Carmem Tereza Elias

 Participação especial da apresentadora de TV, Olívia Teixeira

Presença do professor baiano Aldo Costo

Verônica de Mello e a filha Julia Travassos 














Nossa família










Noite Cadente enSOLarada





Último sarau Noite enSOLarada de 2013

   Com o tema Noite Cadente enSOLarada, o Sarau Poético realizado por Ivone Alves Sol, na Casa de Cultura Cocco Barçante, encerra suas atividades no ano de 2013, com um evento marcado pelas presenças de artistas de um modo geral, poetas e apreciadores da poesia, além de contar com as apresentações do Coletivo Teatral Komos, Serenata Imperial e Juliana Brasil.
   
  Com o apoio de seu marido, o escritor Almir Tosta e a parceria do artista plástico e designer Cocco Barçante, Ivone Sol recebeu os convidados em clima de Natal e confraternização



Imagens do evento


































Estreia do Projeto Noite enSOLarada 


Noite enSOLarada é um projeto cultural de Ivone Alves Sol, que envolve música e poesia.  Tem como objetivo oportunizar ao público literário, mais especificamente aos poetas e músicos, um espaço para exporem sua arte dispondo de uma estrutura com ambiência apropriada. O público espectador é constituído de artistas e de pessoas que apreciam a arte de um modo geral.
     O Projeto tem o apoio logístico do escritor Almir Tosta, e conta com a parceria do artista plástico e designer Cocco Barçante, através da Casa de Cultura que leva seu nome.
Na estreia do Projeto na CASA, dia 27/07/13, a produção contou com o apoio da designer floral Rosana Bartolo e Glorinha Silva.
O Sarau enSOLarado foi mediado por Ivone Sol e teve as participações do músico Marlon da Silva, do Coletivo Teatral Komos, dirigido por Thiago Freire, e de poetas convidados.
 A Noite ficou acalorada pela presença de um público seleto, que lotou a CASA, mesmo num dia de frio e chuva.
Outras imagens do Evento


















 
As imagens foram registradas por Almir Tosta e Ari Gomes.


Nenhum comentário: