quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Morgana Gazel recebe Troféu “Prêmio de Literatura Literarte 2012”.




          A escritora soteropolitana Morgana Gazel é uma das contempladas do Prêmio Literarte 2012. A autora receberá o Troféu da categoria Criatividade e Originalidade, pelo seu poema Mundo.
         Esse evento de premiações e destaques, idealizado pela A Literarte - Associação Internacional de Escritores e Artistas Plásticos, abrange várias categorias na área de Literatura e a cada ano tem um patrono ou patronesse escolhido pela sua relevância histórica. O homenageado da vez é o escritor imortal Cláudio de Souza (1876 – 1954), e a cerimônia será no Palácio de Cristal, dia 14 de setembro, na linda cidade imperial, Petrópolis, RJ.

O poema premiado
Mundo
 
Ó mater nutriz
em incansável viagem
Majestosas são tuas belas vestes
a lua, a poesia, o canto e o romance
o azul-céu, verde-mar, os raios de ouro
Por que permitiste que o algoz Tânatos
transformasse em feras tantos humanos?
Em feras enlouquecidas e ervas daninhas!
Urge que expulses este deus, não hesites!
Há mil eras leva homens a te destruir
A vida implora socorro, aos gritos
em várias línguas, até das pedras
São os últimos ais de agonia
Reage, planeta Terra!
 
 Morgana Gazel

     Morgana Gazel é escritora e psicóloga, autora do livro Enseada do Segredo, já na sua segunda edição e com boa aceitação pelo público e críticos. Embora Morgana tenha uma grande tendência para romances, faz poesias sensivelmente expressivas, como essa premiada.

 
Saiba mais sobre a autora:

Por Ivone Alves Sol




3 comentários:

BLOG DA GAIVOTA disse...

Morgana merece o Troféu pela poesia "Mundo." Ela consegue em poucas palavras falar de coisas profundas. Li o seu livro "Enseada do Segredo." Gostei e recomendo. Parabéns!!!

mara elizabete disse...

Parabenizo minha amiga escritora Morgana Gazel, prêmio merecido, li seu livro e apreciei bastante e por não me conter me vi entre os personagens, estou relendo, e agora com essa poesia maravilhosa, digo que estou emocionada e tiro meu chapéu, e agradeço a Deus por nos dar a oportunidade de termos como amiga uma Brasileira que encanta e emociona seus leitores..amiga que Deus te proteja sempre! bjkis

Morgana Gazel disse...

Obrigada, Sol. Esta postagem ficou excelente, tem sua marca. Obrigada a vocês também amigas queridas, por suas palavras gentis.