quinta-feira, 20 de março de 2014

Noite enSOLarada faz homenagem a Nair de Teffé



   Com o tema “Noite Comemorativa enSOLarada”, o sarau poético apresentado pela escritora e produtora cultural Ivone Alves Sol, na Casa de Cultura Cocco Barçante,  no último sábado, 15 de março de 2014, prestou uma homenagem a caricaturista, escritora e ex-primeira-dama do Brasil, Nair de Teffé. O objetivo foi comemorar o mês da mulher e prestigiar a cidade 
de Petrópolis, pelo 171º aniversário, dia 16. Nair era uma petropolitana a frente de seu tempo, que difundia novos conceitos culturais, promovia a arte popular, inclusive inserindo o violão, um instrumento até então marginalizado, nos saraus que realizava. O evento compôs a programação do aniversário de um ano da CASA, completado no mesmo dia do aniversário da Petrópolis.

    O Sarau composto de recital, música e teatro, contou com as participações especiais da cantora a e atriz Juliana Brasil, que representou Chiquinha Gonzaga; do Coletivo Teatral Komos que fez um releitura da nossa homenageada, através de uma performance teatral muito bem dirigida por Thiago Freire; da Banda Capitu, com Pedro Almeida e João Gumory; e do saxofonista Gabriel Kinast. A plateia formada por poetas, artistas e apreciadores da arte em geral, pode contar com um grande espetáculo.

   Iniciado em julho de 2013, através de uma parceria da autora com o artista plástico e designer Cocco Barçante, o Sarau sempre aborda um tema relacionado à arte ou a questões socioculturais.

   Ivone Sol, que já conta com o apoio de seu marido, o escritor Almir Tosta, na produção, desta vez teve a participação da gestora cultural na prefeitura do Rio de Janeiro, Maria Eliza Churro.


Imagens do evento
por Caide Assan e Tiago Silva

Maria Elisa Churro faz a abertura do evento.

Ivone Sol recebe flores do marido, o escritor Almir Tosta
Cocco Barçante é homenageado com um poema de Ivone Sol, feito especialmente para ele em seu aniversário.
Cocco fala sobre Nair de Teffé 
Coletivo Teatral Komos prestigia Nair de Teffé em sua apresentação

Juliana Brasil interpreta Chiquinha Gonzaga
 O saxofonista Gabriel Kinast  

Banda Capitu

Acesse ao link e veja todas as imagens do evento



quarta-feira, 19 de março de 2014

Ivone Alves Sol recita em debate sobre o Câncer de Mama na Elerj


   
    A escritora Ivone Alves Sol participou do Debate “Câncer de mama: múltiplos olhares”, a convite da Escola do Legislativo do Estado do Rio Janeiro (Elerj), com o poema “Há jeito”, inspirado no trabalho de Cocco Barçante, juntamente com artesãs do estado Rio de Janeiro, na construção do painel CUIDAR, produzido para Unamana (União Nacional Solidária no Combate ao Câncer de Mama), na campanha do Outubro Rosa em 2013. O convite partiu de uma indicação da presidente da Unamama, Marilena Garcia, que participou do Debate, como uma das palestrantes.

   A Casa de Cultura Cocco Barçante, esteve presente através do Painel CUIDAR, exposto e muito bem apresentado por Marilena Garcia, que destacou a arte como uma das ferramentas para a conscientização na luta contra o Câncer, além de enaltecer o trabalho do artista plástico Cocco Barçante e das artesãs na produção do Painel.

   O momento poético de Ivone Sol teve participação da gestora cultural na Prefeitura do Rio de Janeiro, Maria Elisa Churro, que além de uma importante fala, recitou o poema ”Deixe que eu leve” publicado no livro SOLvendo Sentidos da autora.

  O evento mediado pelo deputado estadual Gilberto Palmares, coordenador da Elerj, foi realizado no dia 13 de março, das 10 às 13h, no auditório da Escola do Legislativo, e contou com as presenças do Dr. Ronaldo Corrêa Silva, médico sanitarista e oncologista do INCA; Marilena Garcia, presidente da Unamama; Benedita da Silva, deputada federal; e da integrante da Sociedade Brasileira de Mastologia Thereza Cypestre.
   Foram debatidos, dentre outros temas, o medo que as mulheres têm de enfrentar a doença; as diversas formas de prevenção e combate; o autoexame e os diversos tipos de câncer.

Há jeito
Ivone Alves Sol 

Há um toque de coração
Nas mãos que tecem fé
Que estampam amor
No peito da vida

Há vida no que se tece
Há fé no toque
Das mãos no peito
Há jeito
Enquanto há vida



Imagens do evento
por Almir Tosta




Marilena Garcia, presidente da Unamama





O escritor Almir Tosta, Maria Elisa Churro, Marilena Garcia e Thereza Cypestre