sábado, 23 de março de 2013

Um biênio feminino nas Academias Literárias de Petrópolis


  
A Academia Petropolitana de Letras (APL) e a Academia Brasileira de Poesia – Casa Raul de Leoni, também com sede em Petrópolis, começam o ano de 2013 com nova gestão. Ambas terão a presença da mulher em seu cargo maior, e já apontam mudanças na forma de atuar.
A escritora Christiane Michelin, eleita presidente da APL, promete, em matéria de um jornal local, abrir mais espaços, dar mais visibilidade aos Acadêmicos e aproximar o petropolitano da entidade. Para isso, pretende se utilizar das redes sociais, revitalizar o site da Academia e promover palestras, cursos e eventos com assuntos contemporâneos.  


Já na Academia Brasileira de Poesia, a poetisa e educadora, Catarina Maul, assume a gestão prometendo inovar, mas respeitando as experiências e obedecendo ao estatuto da Entidade. Segundo disse numa matéria de um jornal local, vai promover intercâmbios com outras instituições, escolas, universidades, projetos e linguagens. A presidente pretende ainda preencher as 19 cadeiras que estão disponíveis, a fim de completar as 50 vagas previstas pelo estatuto.
As duas Academias funcionam na Casa Cláudio de Souza, no Centro Histórico da Cidade.

 
O escritor acadêmico, Angelo Romero, compõe a diretoria duas academias. Na APL, Angelo ocupa a secretaria, enquanto que na Academia Brasileira de Poesia, o escritor foi empossado como diretor de cultura, um cargo que assume com méritos, dada a sua larga experiência na área cultural.
 


 
O casal de escritores Almir Tosta e Ivone Alves Sol, que está morando na Cidade Imperial, desde maio de 2012, vindo de Salvador, esteve presente na cerimônia de posse das duas Academias. Para eles, trata-se de um momento importante para a literatura, não só no município de Petrópolis, mas no Brasil, já que a Academia Brasileira de poesia deve abranger todo o país. Ivone Sol acredita que a nova gestão da Academia de Poesia, vai se utilizar do alcance da Entidade, para agregar membros de outras unidades dos estados Brasileiros. Para a escritora, também poetisa, as redes sociais podem ajudar muito na aproximação entre Academia e membros, e acrescenta que a presidente Catarina Maul, já faz um bom trabalho nesse sentido, através da Confraria da Poesia Informal.


Imagens das cerimônias
 
 



 
 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 18 de março de 2013

A CHUVA É NATURAL, AS CATÁSTROFES NÃO



 
      Diante do atual estado de calamidade causado pelas chuvas na cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, uma situação, aliás, já sofrida por tantas outras cidades de estados brasileiros, vem as especulações costumeiras desses momentos: a culpa é do governo, é do órgão fiscalizador, é desta e daquela pessoa. Ainda há aqueles que dizem serem os “sinais do fim dos tempos”.
       Obviamente, não existe uma política pública que atenda, de fato, a essa demanda. Também vale ressaltar que a estrutura geográfica de cidades como a de Petrópolis, facilitam as catástrofes. Entretanto existe um vilão ainda pouco discutido nesses momentos e, porque não dizer, no dia a dia: O lixo descartado nas ruas, nos córregos e em tantas outras partes, sem nenhuma consciência do mal ocasionado.
Continue lendo: