terça-feira, 31 de janeiro de 2012

.No Festival de Verão, Anand Rao abrange todas as estações na Livraria Cultura em Salvador, BA.


         É muito corriqueiro se reunir música e poesia, e produzir um belo espetáculo. Afinal, toda música que se preze, contém poesia, não é mesmo?  O que não é comum é você vê a sua obra poética sendo musicada no palco, logo após você recitá-la. E não é uma brincadeira daquelas que fazemos na roda de amigos, não. É coisa séria, séria no sentido sério de falar, entende?
           Tem coisas que são difíceis de entender mesmo. Por exemplo, até onde vai a capacidade inventiva de uma pessoa? Teria o campo de atuação do Anand Rao, um limite? Vivemos as quatro estações da música brasileira, numa noite em que o calor humano abrandava o verão de Salvador.
  
   
    O evento que merecia um publico maior, não sentira falta do brilho pertinente aos momentos culturais de grande relevância. Bastava o Anand Rao para termos um show completo, mas como tudo que é bom ainda pode ficar melhor, o Rao contou com belas poesias de autores baianos, como Carlos Souza, Valdeck Almeida, Morgana Gazel, Carla Elísio, Renata Rimet, Jorge Carrano e Ivone Alves Sol. Ainda esteve presente entre os espectadores, o escritor Almir Tosta, que não poupara elogios ao músico.
          Ivone Sol ganhara um show à parte do Anand, que fizera uma música no palco em sua homenagem, após a poetisa recitar o poema de sua autoria que seria musicado pelo artista.

       O músico promete voltar à Terrinha de Todos os Santos, e como sabemos que ele não tem preconceito contra os não santos, estaremos torcendo pelo seu retorno.

Anand Rao é músico, poeta e jornalista. Tem 20 livros musicados e mais de 50 CDs lançados.



Ivone Alves Sol

Referências: 

http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,471250,No_Festival_de_Verao_Anand_Rao_abrange_todas_as_estacoes_na_Livraria_Cultura_em_Salvador_BA_-_Por_Ivone_Sol,471250,1.htm




sábado, 28 de janeiro de 2012

Como adquirir o livro SOLvendo Sentidos de Ivone Alves Sol




      SOLvendo Sentidos é absorção do que tem sentido pra mim e do que dá sentido ao que faço. É solver os sentidos da vida e ver sentido no seu discorrer, sob uma visão flexível, mas muito peculiar. 
       Ficção é realidade se confundem nos encontros e motins dos meus eus poéticos, que brincam com as palavras enquanto derramam seus sentimentos em versos.
    São poemas que questionam o ser, apontam a pluralidade do indivíduo e seus conflitos existências. Textos envolventes com boa sonoridade e estética poética! 
 
   Agora você pode recebê-lo aí, em sua casa, por apenas R$ 30,00, incluindo frete! Solicite-o pelo e-mail: sol35dantas@hotmail.com e SOLvam o que há de melhor!
 
Ivone Alves Sol



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Anand Rao faz show de música e poesia na Livraria Cultura



 
        O músico, poeta e jornalista Anand Rao que tem 20 livros musicados, mais de 50 cds lançados, fará show, nesta quinta-feira,  dia 26 de janeiro, às 19h, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do Salvador Shopping, com entrada franca.
        Anand Rao começou a compor e se apresentar em 1979. No início ele compunha como todos, em casa, harmonizava e criava melodias para letras, ou então, criava a letra e a melodia e depois de decorar a composição apresentava as mesmas. Fez vários shows assim nos circuitos universitários, Sala Funarte e por aí vai.
       Nos últimos 10 anos vem fazendo shows pelo Brasil todo, compondo músicas no palco, mas, ao fazer a letra e a música viu que não conseguia encher os espaços por onde tocava pois, era um solitário compondo sobre temas que sua cabeça emanava e muitas vezes o público desconfiava da composição feita na hora. Passou então a pedir temas para os presentes no show ou conversar sobre suas vidas e fazia composições personalizadas na hora.
          Insatisfeito ainda começou a levar poetas para o palco, onde sem nunca ter lido os poemas dos mesmos, musica-os na frente de todos. Pede apenas que tenha no máximo 10 versos. E ainda resolveu musicar tudo, falas, recados e etc, se tornando um show interativo e divertido. Por show gosta de fazer dez composições e os poemas, recados, letras, falas que ficam sem musicar, são musicados quando ele retorna ao seu estúdio.
         O artista também foi músico profissional da noite onde tocou MPB por quase 10 anos. Vendo que este trabalho não o satisfazia, procurou um diferencial e descobriu o seu potencial para fazer músicas na hora com vários ritmos e acordes que não poderia ser caracterizada como repente ou rap e ele costuma definir suas composições atuais participes do gênero MPB Jazz.
 
Serviço:
 
O que: Show de música e poesia com Anand Rao
Onde:  Livraria Cultura do Salvador Shopping - Av. Tancredo Neves, 2915 – Caminho das Árvores. Fone: 71 3505- 9050
Quando: Dia 26 de janeiro (quinta-feira), às19h
Entrada: Gratuita
 
Fonte:
http://www.diabahia.com/noticia/19004/anand-rao-faz-show-de-musica-e-poesia-na-livraria-cultura


sábado, 7 de janeiro de 2012

Mesa-Redonda com os temas Biografias e Perfis, agrada pela qualidade e elegância



Com a iniciativa, organização e brilhante mediação do Jornalista Carlos Souza, a mesa-redonda com os temas Biografias e Perfis, realizada ontem, dia 06 / 01 /2012, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, não só atendeu as expectativas dos presentes, como encantou a platéia, pela elegância e a qualidade.
A jornalista e escritora carioca, Rogéria Gomes, trouxe ao evento As Grandes Damas e um perfil do teatro brasileiro, livro que resgata a memória do teatro e traz grandes personalidades femininas que iniciaram a difusão dessa arte tão relevante, da cultura universal.
Rogéria falou de sua relação com o teatro, da importância desse resgate que o livro propõe, e de seu prazer ao fazê-lo. A obra conta com relatos das atrizes Bibi Ferreira, Eva Todor, Beatriz Lyra, Beatriz Segal, Eva Wilma, Laura Cardoso, Nicette Bruno, Norma Blum e Ruth de Souza. Um material riquíssimo e que deve compor a coleção de todo leitor antenado.
Já o escritor cearense Cássio Cavalcante, falou de sua experiência com a biografia da musa da bossa nova, a cantora Nara Leão. O livro (Nara Leão - A Musa dos Trópicos) traz toda a trajetória da vida da cantora, do seu envolvimento com as questões políticas e culturais de sua época e suas relevantes contribuições para o meio artístico.
Ainda participaram da mesa-redonda, o jornalista e escritor Biaggio Talento, com a biografia do etnólogo e poeta Edison Carneiro e a escritora Cristina Ramos, com a biografia Padre Sadoc – Sacerdote, Amigo, Irmão.
A platéia foi composta de leitores jornalistas e escritores. Dentre eles, O escritores Almir Tosta; Ivone Alves Sol, Miriam Sales, Sandra Stabile, do Projeto de Literatura Alma Brasileira; Morgana Gazel, Rosana Paulo, Carla Elísio e Roberto Leal.
Foi um evento promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE), núcleo Bahia, Sob a coordenação do Jornalista Carlos Souza.




quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Biografias é tema de mesa-redonda realizada pela União Brasileira de Escritores



Nara Leão – A Musa dos Trópicos; As grandes damas - E um perfil do teatro brasileiro; Edison Carneiro e Padre Sadoc - Sacerdote, Amigo, Irmão; são os livros em destaque.
A União Brasileira de Escritores (UBE), núcleo Bahia inicia 2012 promovendo no dia 06 de janeiro (sexta-feira), das 17h30 às 21h, na Livraria Cultura do Salvador Shopping (Teatro Eva Hertz), a Mesa-Redonda Biografias e Perfis: o personagem em destaque, com a participação do escritor cearense radicado em Recife (PE), Cássio Cavalcante, que virá a Salvador para o lançamento da biografia “Nara Leão – A Musa dos Trópicos”, cujo texto da orelha é assinado pelo cineasta Cacá Diegues, ex-marido da cantora, com quem teve dois filhos. Já a jornalista carioca Rogéria Gomes, também estará presente no evento, com o livro “As grandes damas - E um perfil do teatro brasileiro”, que apresenta as atrizes Bibi Ferreira, Eva Todor, Beatriz Lyra, Beatriz Segal, Eva Wilma, Laura Cardoso, Nicette Bruno, Norma Blum e Ruth de Souza.

Da Bahia participam o jornalista Biaggio Talento (jornal A Tarde), com a biografia do etnólogo, precursor do movimento negro, folclorista e escritor Edison Carneiro e a escritora Cristina Ramos, com o recém-lançado Padre Sadoc - Sacerdote, Amigo, Irmão; uma biografia autorizada do Monsenhor Gaspar Sadoc da Natividade, que por muitos anos desenvolveu suas ações socioeducativas, religiosas e culturais na Igreja de Nossa Senhora da Vitória. A obra também traz textos inéditos de Maria Bethânia, Dona Canô, Lícia Fábio, Adelmário Coelho, Mabel Velloso e muitas outras personalidades.

A abertura do evento será com música e após as apresentações, os autores estão disponíveis para a sessão de autógrafos. A mesa será mediada pelo jornalista Carlos Souza.
“O gênero biografia está bastante em evidência nos últimos tempos e o objetivo da UBE-Bahia, com essa mesa-redonda é proporcionar aos escritores, historiadores, filósofos e jornalistas e demias interessados no assunto, a oportunidade de se aprofundar no tema, através da experiência dos autores convidados”, diz o jornalista Carlos Souza, o coordenador da UBE.

Serviço:

O que: Mesa-Redonda Biografias e Perfis: o personagem em destaque
Onde: Livraria Cultura do Salvador Shopping - Av. Tancredo Neves, 2915 – Caminho das Árvores. Fone: 71 3505- 9050
Quando: Dia 06 de janeiro (sexta-feira), das 17h30 às 21h.
Entrada: Gratuita


Informações: (71) 8122-7231. E-mail: ube.bahia@gmail.com


Fonte: http://brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=48268
Matéria assinada pelo jornalista Carlos Souza